A Instituição do Sacerdócio

Foto: Cristiano Rodrigues / Pascom Pedro e Paulo

A instituição do sacramento da ordem, ou melhor do sacerdócio, foi instituído por nosso Senhor Jesus Cristo na última ceia na quinta-feira santa antes de sua morte quando Jesus pede “fazei isto” Mt 2, 42-45. Vemos aqui na última linha a missão sacerdotal de Jesus, onde levou a si a plenitude do sacerdócio não mais como na antiga aliança, onde Deus escolheu a tribo de Levi reservando para o serviço litúrgico, mais sendo agora Ele próprio o sacerdote por excelência, não oferecendo mais animais para reconciliação mas se oferendo na cruz como sinal de reconciliação de Deus para com os homens tornando-se assim sacerdote-vítima-altar na cruz para a aliança dos filhos de Deus.

Como nos diz o Catecismo da Igreja Católica O sacramento da Ordem é o sacramento o qual a missão confiada por Cristo a seus Apóstolos continua sendo exercida na Igreja até os fins do tempo. Cristo sendo o único mediador fez da igreja um Reino de Sacerdotes para Deus. Através deste sacramento o sacerdote é promovido para sempre exercer o serviço de Cristo profeta, Rei e Sacerdote. Profeta porque é aquele que dá testemunho da verdade. Rei porque realmente Ele é, e que na Cruz se manifesta e expressa que se trata de uma realeza que se instaura pelo sacrifício. Lembrando-se da semelhança com Melquizedeque que era sacerdote e rei. E sacerdote por que se fez um culto agradável a Deus sendo ele próprio o sacerdote e vítima.

Portanto, ao olharmos um sacerdote vemos meramente um homem, mas verdadeiramente é um ungido de Deus, o qual foi retirado do meio do povo, consagrado e enviado a eles novamente para os santificar. Por isso ao aproximarmos do sacerdote devemos beijar as suas mãos não por engrandecimento dele, mais sim porque através delas Jesus se faz presente no altar para nos alimentar, se faz presente na confissão para nos perdoa, se faz presente na unção dos enfermos para sanar nossas feridas, é através destas mãos ungidas que nos apresenta a Deus. Por isso, ser sacerdote é algo exuberante e inestimável diante dos homens, não mérito nosso mas de Cristo que nos chama a sermos médicos para aqueles que precisam, alívio para aquele com dor e ser consolo para os tristes.

São João Maria Vianney falava, se o homem compreende-se o que é um sacerdote na terra, morreria de amor. São Francisco de Assis mencionava, que andando pelas ruas encontrasse um anjo e um sacerdote, primeiro beijaria a mão do sacerdote e depois falaria com o anjo. Sendo, deste modo, irmãos é através das mãos sacerdotais que o Cristo vem a Terra todas as vezes que o padre celebra a missa, nela, o sacerdote tornando-se o próprio Cristo no altar, ou melhor, dizendo em latim se torna in Persona Cristi.

Portanto nesta quinta-feira santa onde recordamos a instituição do sacerdócio, rezemos por todos os sacerdotes, pedindo a Virgem Maria mãe dos sacerdotes que os ajudes na missão que Cristo os confiou, de conduzir seu povo santo ao caminho do céu.

Por Sem. Jonathan Magaywer Barbosa de Lima