Semana Santa: Nos passos de Jesus

Foto: Douglas Silva - Pascom Pedro e Paulo

Mais uma vez estamos nos preparando para celebrar o acontecimento que marcou a história da Salvação e o Início da Evangelização da Igreja, a Páscoa de Cristo, ou seja, a Morte Ressurreição do Senhor. Todos esses fatos a Igreja vai chamar de Semana Santa. Nessa semana é feito um percurso pelos últimos passos vividos por Jesus Cristo na terra; desde sua chegada triunfal em Jerusalém, no domingo de Ramos, onde revivemos o acolhimento de Jesus pela multidão, como um rei, como o messias esperado há séculos. Aclamam Jesus, dizendo: “Bendito é aquele que vem em nome do Senhor”. Passando pela última ceia, na quinta feira santa, na qual Jesus desejou ardentemente celebrar aquela hora, pois nesse dia instituiu os dois grandes sacramentos da Ordem e da Eucaristia, para nos mostrar seu profundo amor para conosco: “antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que chegara sua hora de passar desse mundo para o pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim”(Jo 13, 1).

Passando pela morte de Cristo na cruz, na sexta feira santa, é o grande dia de luto para a Igreja, onde Jesus mostrou seu amar até o fim, na cruz nos amou sem limite, sem recuo, sem se poupar em nada e disse: “Tudo está consumado”(Jo 19, 30).

E chegando na sua gloriosa ressurreição na vigília do sábado santo, essa vigília pascal transforma a noite mais clara que o dia, e nos impulsiona a irmos ao encontro do Senhor Ressuscitado, para vê-lo e acreditar na vitória de Cristo sobre a Morte e chegando na Grande Pascoa do Senhor. E no Domingo de Páscoa, dia mais importante da fé Cristã, podermos dizer: Cristo ressuscitou verdadeiramente! Aleluia, aleluia!

Portanto Celebrar a semana santa, não é simplesmente participar das celebrações litúrgicas realizadas na paróquia, que muitas vezes só participamos de modo externo como uma simples memória. Mas o Cristão verdadeiro, participa da semana Santa, como realmente deve ser, santamente, num gesto de amor e amizade, recolhidos em oração fervorosa e profunda contemplação, de modo que a páscoa do Senhor seja um dia verdadeiramente Novo para nós.

Por Seminarista Wagnei Lima