Santa Luzia celebra solenidade e abre Jubileu de Esmeralda

Foto: Gislene Santos - Pascom Pedro e Paulo

 

Durante a semana do dia 9 ao dia 14 de dezembro, toda a paróquia São Pedro e São Paulo, em especial a comunidade em questão, Santa Luzia, celebra o tríduo da sua padroeira, santa intercessora nas doenças dos olhos.

A festividade contou com vários sacerdotes celebrantes durante a semana, pe. Fábio Rosário dos Santos, pe. Douglas Dias de Melo, pe. Ubirajara Vieira de Melo, pe. Everaldo Felix da Silva. E o encerramento e solenidade com o pároco Carlos Eduardo de Souza Roque, que fez a abertura oficial do Jubileu de Esmeralda, da com. Santa Luzia, em comemoração aos 40 anos da comunidade no bairro Roseira Parque, Carapicuíba/SP.

Santa Luzia, como bem lembrou o pe. Carlos Eduardo, foi santa e mártir, pois, além de se consagrar inteiramente a Deus, já advinda de família cristã, também enfrentou a irá do homem que a queria ter como esposa, não aceitando sua decisão de entrega a Cristo. Ele a entregou aos romanos, que naquele período queriam acabar com o cristianismo. E quando a obrigaram a prestar culto a outros deuses, ela lhes disse que não o faria, pois o seu coração pertencia a um único e verdadeiro Deus. Assim, arrancaram seus olhos e a mataram. Mas, o ensinamento do sacerdote vai além, “Santa Luzia no martírio de sangue, nos diz que amar a Deus, amar ao próximo exige renúncia, exige despojamento, exige entrega.”

Veja as fotos da solenidade no Facebook da Paróquia.

 

Por Gislene Santos - Pascom Pedro e Paulo