Cerimônia de Instalação do Tribunal Eclesiástico Diocesano

Foto: Oficiais do Tribunal Eclesiástico da Diocese de Osasco

 

Na manhã desta quarta-feira (14), na casa de retiro Imaculado Coração de Maria, antigo Seminário do Ibaté, foi realizada a sessão Solene de Ereção e Instalação do Tribunal Eclesiástico Diocesano de Osasco, presidida por Dom João Bosco Barbosa, na presença do clero dos oficiais do Tribunal e de agentes da Pastoral Judiciária.

Dom João Bosco, em sua reflexão, proferiu breves palavras e chamou a atenção para o Evangelho do dia, onde Jesus se apresenta como o verdadeiro Juiz, que dá a vida para aqueles que estavam mortos. Ele advertiu que assim o Tribunal deve agir para salvaguardar a vida dos filhos, que vivem como mortos, pelo pecado, afastados dos sacramentos, sem uma vida ativa na igreja. Deve ser o lugar acolhedor, de libertação e de salvação das almas dos fiéis.

Após a reflexão realizou-se a leitura dos decretos de ereção, criação e instalação do Tribunal, a nomeação dos membros da diretoria, e provisões de nomeações do Vigário Judicial, Pe. Ms. Marcos Antônio Funchal, e dos demais oficiais do Tribunal Eclesiástico. Em seguida fez-se a ‘Profissão de Fé e o Juramento de Fidelidade’ dos oficiais.

Pe. Funchal, vigário judicial, emocionado, discorreu sobre a importância do Tribunal Eclesiástico na Diocese de Osasco, e declarou que o mesmo estará a serviço do povo e de Deus. Reafirmou o compromisso de caminhar em comunhão com o bispo diocesano, na busca da verdadeira justiça. A cerimônia encerrou-se com a bênção final e saudação a Virgem Maria, com a entoação da oração Salve Rainha.

Fonte: Adriano Oliveira - Tribunal Eclesiástico