Instituição de Ministérios marca abertura da Jornada Vocacional 2016

Foto: Pascom Diocesana

Aconteceu nesta terça-feira, 28 de junho, a missa de Abertura da Jornada Vocacional 2016 do Seminário Diocesano São José. A cerimônia foi presidida por Dom João Bosco Barbosa de Sousa, OFM, na Paróquia Santa Isabel, em Osasco.

Com grande alegria, a Igreja de Osasco celebrou , também, a Instituição dos Ministérios  de  onze seminaristas, um passo a mais dado pelos seminaristas rumo à ordenação presbiteral. Receberam o Ministério do Leitorato, os seminaristas do 3º ano de Teologia: Carlos Augusto, Diego Medeiros, José Cosme, Thiago Jordão, Thiago Weslley e Vandilson Pereira. O Ministério do Acolitato foi instituído aos seminaristas do 4º Ano de Teologia: Denis Mendes, Eduardo Sobrinho, Franklin Bruno, Leonardo Souza, Rafael Ferreira.

Durante homilia, Dom João recordou com emoção sua caminhada vocacional e partilhou lembranças com os seminaristas, descrevendo o caminho da vocação como “um caminho pontilhado pelo Sangue de Jesus”, o qual deixa marcas profundas que serão lembradas ao longo do exercício do ministério sacerdotal.

O bispo encorajou os seminaristas fazendo menção às palavras do Apóstolo Paulo dizendo que a caminhada será acompanhada sempre por duas forças antagônicas: a fé e confiança. Ele alertou ainda, que o medo faz armar exércitos contra os outros, mas quando nos sentimos amados, de fato, por Deus, perdemos o medo. “Na vida teremos medo e sempre temos medo de algo …onde existe amor , o medo desaparece”, proferiu Dom João.

“Que Deus abençoe nossos seminaristas. Que Deus abençoe mais essa Jornada Vocacional e dê a eles a graça de doar a cada dia a vida, sem reservas, uma doação total. Que a Virgem Maria os ajude. Que a Virgem Maria os proteja”, rezou o bispo.

José Cosme, em nome dos seminaristas, agradeceu aos formadores, bispos, padres, seminaristas, e as irmãs religiosas; por estarem em constante oração pelas vocações.

A Jornada Vocacional será realizada até o mês de agosto, passando por diversas paróquias da diocese.

Saiba mais sobre a Jornada Vocacional e sua programação: Seminário São José realiza Jornada Vocacional 2016.

Por Seminaristas Matheus Godoy / Colaboração Pascom Diocesana