Missa Diocesana da Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo

Foto: Pascom Diocesana

A Igreja particular da Diocese de Osasco se reuniu neste domingo, 26, para celebrar pelo Dia De Cristo Rei, no Ginásio de Esportes José Liberatti, em Osasco, SP. A solenidade, presidida por D. João Bosco, bispo diocesano também foi o encerramento do ano litúrgico e a abertura oficial na Diocese pelo ano Nacional do Laicato. Concelebraram D. Hercílio Turco, bispo emérito e Monsenhor Claudemir.

Conforme bem lembrou D. João, esta celebração foi instituída em 1925, por Pio XI, para celebrar a verdade na nossa fé, na comemoração de mil e quatrocentos anos do Dogma de Nicéia, em que Jesus Cristo é proclamado Verdadeiro Deus e Verdadeiro Homem, Deus de Deus, Luz da Luz, Deus Verdadeiro. Com o objetivo de celebrar um Deus que veste a nossa carne e dá a lição mais expressiva do amor, sua morte na cruz e está entre nós, Ressuscitado, com seu cajado de Pastor para cumprir as palavras do profeta “Eu mesmo vou cuidar do meu rebanho”.

Com mais de cinco mil pessoas presente no ginásio, o bispo salientou que este é um momento em que se faz necessário resumir todo o ano litúrgico que passou e do mistério pascal, onde se compreende mais a presença de Jesus Cristo Vivo, que é o Bom Pastor e Rei do Universo. Não se trata de um rei com ares de tirano, afirma, mais um Rei que fez do seu trono a cruz.

A missa foi a abertura do ano do laicato, onde a Igreja tem o anseio de reconhecer o verdadeiro papel dos leigos e leigas na vida da comunidade. O batismo nos dá a dignidade de pertencer ao Corpo Vivo e Presente do Cristo, o Rei, não há diferença de importância entre clero e leigos, cada um tem a sua riqueza própria da sua vocação. Será um ano de formação e de espírito missionário, abraçando de coração a missão em duas frentes: na Amazônia e em Moçambique, além das visitas pastorais pelas paróquias da Diocese.

Também foi o momento de renovação das promessas batismais. Após a missa houve shows com a banda Arkanjo e Pe. Rodrigo, Pe. Antonio Maria e a benção do Santíssimo.

#LeigosDioceseDeOsasco

Fonte: Diocese de Osasco
Por Carol Gonzaga - Pascom Diocesana