Dom João Bosco fala sobre a 54ª Assembleia da CNBB

Foto: Rômullo Dawid / Pascom Pedro e Paulo

A partir desta quarta, 06 de abril, o episcopado de todo o Brasil estará reunido no Santuário Nacional de Aparecida para a 54ª Assembleia Geral da CNBB. O bispo da Diocese de Osasco e coordenador da Comissão Episcopal Pastoral a Vida e a Família, dom frei João Bosco, estará presente e falou sobre a reunião anual, destacando que “toda Assembleia é uma revisão geral da igreja”.

Dom João apontou dois aspectos da “AG”, a abrangência de assuntos e a questão geográfica, faz que tudo isso “forme um colegiado significativo para essa revisão”.

Toda a CNBB se reúne de quatro e quatro anos para traçar as diretrizes nacionais, mas neste tempo, uma vez por ano fazem uma Assembleia intermediária para avaliação de como está sendo executado os planos e para refletir os temas atuais, por isso Dom João insiste na ideia de revisão.

O tema geral de 2016 será sobre os “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade – Sal da terra e luz do mundo”, que nos últimos dois anos já vinham sendo trabalhados e de onde saíram dois textos de estudos, agora deverá ser concluído com um documento oficial.

Sobre este assunto dom João declarou que a vida missionária da igreja não tem como existir se não tiver uma participação do laicato. “A participação do leigo na igreja é bastante significativa, mas a sua participação no mundo é o que mais precisamos desenvolver, da sua consciência cristã”.

A Assembleia vai até o dia 15 deste mês e deve reunir cerca de 320 bispos, com momentos de espiritualidade, reflexões, partilhas e plenárias de deliberações.

Por Rômullo Dawid / Pascom Pedro e Paulo