Dom João participa da primeira reunião do Consep em Brasília

Foto: CNBB

Os novos bispos do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), eleitos durante a 53ª Assembleia Geral,  reuniu-se, pela primeira vez,  nos dias 19 e 20 de maio, na sede da Conferência, em Brasília (DF). Este é o primeiro encontro da nova presidência com os novos presidentes das comissões episcopais.

Segundo o bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, “essa primeira reunião do Consep deseja, em primeiro lugar, estabelecer um diálogo sobre a própria tarefa, o serviço prestado pelo Conselho aos regionais e dioceses”. Além disso, de acordo com o secretário, os bispos refletiram sobre a Campanha da Fraternidade 2017, que será sobre a vida e os biomas brasileiros, e partilharam o desejo de que os regionais possam participar mais na construção do plano quadrienal que as comissões irão executar.

Durante a reunião foi apresentado o texto das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) para o quadriênio 2015-2019, atualizadas durante a 53ª Assembleia Geral a partir da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium e do pronunciamento do papa Francisco aos bispos em julho de 2013, no Rio de Janeiro (RJ), por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

“Existe um elemento fundamental nas novas Diretrizes, que é o magistério do papa Francisco, um magistério muito rico e que tem despertado ainda mais para a missão. Ele está caracterizado pela proximidade, acolhimento, misericórdia, de uma Igreja que está muito presente. Foi isso que procuramos colocar nas diretrizes, para que as nossas igrejas particulares, as comunidades, sejam essa igreja desejada pelo papa Francisco e também por Jesus no Evangelho”, comentou dom Leonardo.

Fonte: www.cnbb.org.br