Confira a homilia de Dom João no Crisma

Foto: Douglas SIlva - Pascom Pedro e Paulo

No sábado, 03 de Setembro, foi celebrada na matriz de São Pedro e São Paulo Santa Missa com Crisma e Primeira Eucaristia para Adultos.

A missa foi celebrada pelo bispo de Osasco, Dom Frei João Bosco Barbosa de Sousa, OFM e concelebrada pelo pároco padre Carlos Eduardo. Esteve presente também o Diácono Cleyton que fará estágio pastoral em nossa paróquia até Dezembro de 2016.

Dom João nos lembrou “Setembro é o mês da palavra de Deus, da sabedoria de Deus que é oferecida a nós através de sua palavra. A palavra de Deus, dirigida aos homens desde o inicio da caminhada do povo de Deus, foi endireitando os caminhos do mundo, foi preparando as pessoas para o encontro com Deus que aconteceu através da encarnação do seu filho Jesus. Ele é o próprio Deus, o filho que veio conviver conosco e mostrou para nós o rosto de Deus. Já não é mais aquela sabedoria apenas da palavra, mas é a sabedoria de uma pessoa que conhecemos, que aprendemos a amar, que a partir de agora faz parte do nosso caminho, da nossa vida, é alguém que vai caminhar conosco todos os dias. Somos constantemente expostos a palavra de Deus, deixando que Deus molde nosso coração, nos transformando em verdadeiros discípulos”.

Refletiu que “o mundo ainda precisa muito da palavra de Deus. De vez em quando nos assustamos com tanta coisa torta, são crimes, corrupção, famílias perdidas com tantas ideias que as vezes estragam a convivência familiar trazendo traições, separações, os vícios e a imoralidade. São muitas coisas ruins e pensamos como sobreviver no meio de um mundo tão difícil? Com a Palavra de Deus. Palavra de Deus que acolhemos, palavra que nos escolheu e conquistou nosso coração, vai fazer com que andemos por esse mundo difícil com a certeza que estamos caminhando certo”. E acrescentou “recebemos a palavra de Cristo para anunciar, para sermos portadores dessa palavra para outros tantos irmãos que precisam de um guia para endireitar suas vidas, para receber a misericórdia de Deus que ele quer que chegue até o último de nossos irmãos”.

Dirigindo se aos Crismandos disse: “Eu queria que vocês hoje recebendo o sacramento da eucaristia e também da crisma comecem a olhar com outros olhos tantos irmãos que ainda não conhecem, que ainda não tem compromisso com Deus e que ainda estão meio que perdidos nesse mundo correndo atrás de coisas materiais, que não preenchem o coração da gente, para oferecer o pão da vida, a verdade do evangelho, a sabedoria que salva, o caminho que nos conduz ao céu. Essa é a missão que vocês assumem agora”. E acrescentou “no evangelho Jesus disse para que quando formos construir uma casa, fazermos as contas para ver se temos o suficiente para completá-la, por que senão a construção parar pela metade e os vizinhos vão rir de nós. As vezes na comunidade quando vamos construir uma igreja, uma comunidade, um templo reunimos todo o povo fazemos festa, almoço, pastel por que nós queremos construir a casa de Deus. Devemos planejar as coisas com cuidado para que a gente comece e termine a construção. Jesus recomenda que sejamos cautelosos para construir a nossa vida de forma a construí-la bem até o fim, não parar pela metade. Parar pela metade é como alguém que aprendeu a palavra de Deus, fez a preparação do sacramento, recebeu a eucaristia, recebeu a crisma e depois de um certo tempo pensou, parece que acabou a vontade, e a construção fica pela metade. Por isso é preciso calcular bem”.

E seguiu ainda aos crismandos “Se uma tropa vai guerrear com outra, quando está chegando faz as contas para ver se realmente consegue vencer o inimigo. Se não conseguir vencer o inimigo não vai fazer guerra atoa. Jesus manda sermos cautelosos, por um lado ele quer que sejamos ousados, que tenhamos coragem, que enfrentemos, por outro lado ele quer que sejamos realistas não podemos ser tontos. Quando abraçamos a fé Cristã não podemos fazer de qualquer jeito, é uma guerra, é uma construção. Estamos construindo nossa vida, é preciso refletirmos, sentar e calcular. É isso mesmo que eu quero? É. Então vou com toda a coragem, com toda a ousadia, com todo o profetismo. O evangelho é essa luz na nossa vida, nos manda tomar cuidado, refletir e assumir com coragem a construção da nossa vida cristã. Vocês chegaram então a esse dia de dizer para Jesus Cristo: Pronto! Eu sei o que eu quero. É isso mesmo, eu quero ser Cristão. Essa é a resposta que Cristo espera de vocês, é isso que nesse momento gostaria de fazer renovando as promessas do batismo para que vocês possam também receber o pão da vida, a eucaristia e depois o a crisma, o sacramento dos Cristãos Adultos, prontos para a Missão”.

Neste dia, 21 Adultos renovaram as promessas batismais, receberam a Primeira Eucaristia e o Sacramento da Crisma.

Por Douglas Silva - Pascom Pedro e Paulo