Meditação do Domingo de Ramos: “a quem estamos submetendo nossas vidas?…”.

Foto: Márcia Oliveira - Pascom Pedro e Paulo

Iniciando a Semana Santa, neste 14 de Abril, a Igreja em todo o mundo celebrou a Solenidade de Domingo de Ramos e Paixão do Senhor. Na paróquia São Pedro e São Paulo foi celebrada com três Missas paroquiais: às 8h nas comunidades Matriz e N. Sra. Dos Anjos e São Gabriel, e às 19h na Matriz.

Pela manhã padre Carlos presidiu a celebração na Matriz São Pedro e São Paulo, e padre Rafael na comunidade N. Sra. dos Anjos e São Gabriel.

Em sua homilia o pároco padre Carlos refletiu “nesta procissão de entrada queremos seguir os passos de Jesus, participar da sua cruz para alcançar a vida eterna.” E ainda,  “proclamamos que Jesus é Rei. E reconhecer que Ele é Rei é aceitá-lo em nossa vida. Que ele nos indica o caminho. Que Jesus é o Senhor e que nós temos confiança nele. E antes de tudo reconhecer que ele tem autoridade sobre nossa vida e que nós a submetemos a ele.”

O sacerdote convidou todos a meditar “a quem estamos submetendo nossas vidas? A voz de Jesus, ele que é Rei e Senhor, ou a voz desse mundo?”.

O padre seguiu dizendo que “A liturgia dessa semana Santa nos mostra a obediência de Jesus, Ele esvaziou-se, se fez obediente até a morte, e morte de Cruz. Por isso o Pai o exaltou.” E completou “seguir Jesus, é em nossa vida levar a nossa cruz. O servo sofredor não abriu a boca e quantas vezes reclamamos e murmuramos da nossa Cruz?”

Diferente de outros anos, devido a chuva, não houve a procissão de ramos pelas ruas. O pároco padre Carlos Eduardo disse “É a primeira vez que celebro Domingo de Ramos com chuva” e completou, que “talvez Deus quis que esse Domingo de Ramos começa-se com chuva. Talvez essa chuva seja o choro de Deus pela humanidade. Deus está dando mais uma chance para a humanidade nesta Semana Santa, para nos convertermos, porque os homens não se comprometem mais com ele. Ele procura adoradores, pessoas que possam ama-lo, honrá-lo e temê-lo, mas ele encontra corruptos. Então, se assim podemos dizer ele chora por nossos pecados.”

Na comunidade Nossa Senhora dos Anjos Pe. Rafael iniciou a homilia explicando o significado da palavra “Páscoa” que em hebraico e significa Pessach – passagem. E no decorrer da homilia explicou que devemos ter humildade, simplicidade e pequenez, como Jesus foi conosco.

A noite ainda tivemos Santa Missa presidida por padre Carlos Eduardo.

Semana Santa
Nesta Segunda-feira Santa, 15, a paróquia São Pedro e São Paulo continua a seguir os passos de Jesus.

Data: 15 de Abril de 2019
19h30 – Santa Missa
20h – Ofício de Trevas
Local: Matriz São Pedro e São Paulo
Rua Ernestina Vieira, 150, Jardim Leopoldina – Carapicuíba/SP

Por Douglas Silva - Pascom Pedro e Paulo