Namoro e afetividade foi o tema do 4º dia da Semana da Juventude

Na quinta-feira, 11 de janeiro, a Semana da Juventude da paróquia São Pedro e São Paulo teve seu encerramento com os palestrantes Jonathan e Leila, que falaram sobre “Namoro e afetividade”.

Os palestrantes falaram da importância de colocar Deus no centro de tudo, inclusive do relacionamento. Embora muitas pessoas não acreditem e chegam a achar que é somente um passatempo. Indicaram que o namoro é dividido em três partes, sendo elas: Discernimento Vocacional, Caminho do Namoro e por fim o Namoro.

A primeira fase consiste em entra em oração para saber se é isso que Deus quer para sua vida. Na segunda fase, o casal começa uma amizade, e consequentemente começam a se conhecer, acrescentaram que nessa fase não é tempo de andar de mãos dadas, de beijos, ou nada que sé próprio em um namoro, mas é um tempo de se conhecerem, contarem os planos e sonhos um para o outro. Se realmente for da vontade de Deus, e ambos estiverem sentindo a mesma coisa, se estiverem dispostos a realizar os sonhos juntos, passam para a terceira fase que é o namoro. Porém no decorrer da caminhada são necessárias diversas renúncias e mortificações.

Jonathan e Leila ensinaram que o namoro tem que ser um trio amoroso, entre o casal e Deus, para que possa ser um relacionamento fortalecido.

Ainda contaram que no namoro Santo, o casal irá rezar o Santo Terço juntos, participarão das Santas Missas, mas que também também sairão para o cinema, restaurante, praia, etc ensinando que o namoro Santo não é somente ficar dentro da Igreja, mas viverem cada fase, cada situação

Falaram sobre o maior desafio que se encontra no namoro, a castidade. Castidade significa auto domínio, e quando o tem, a pessoa se doa para o outro. A dificuldade vem, pois o homem não conhece o corpo da mulher, e nem a mulher conhece o corpo do homem, e que nesse momento é necessário intensificar as orações.

Finalizando citaram Santo Agostinho falando que Deus criou a mulher a partir da costela do homem, por uma razão: a costela tem a função de proteger o coração, os pulmões, a vida do homem, portanto Deus criou a mulher para proteger o homem. O homem deixará a sua casa, a sua mãe e seu pai, e se juntará a sua mulher, e a mulher defenderá e protegerá o coração do seu homem.