No 3º dia da Semana da Juventude: o jovem e o uso das redes sociais: o seu bem e o seu mal

Nessa quarta-feira, 10 de janeiro, dando continuidade a Semana da Juventude da paróquia São Pedro e São Paulo, o palestrante José Rodrigo falou sobre ”O Jovem e o uso das redes sociais”.

O palestrante iniciou refletindo que o homem desde a antiguidade se comunica, e que ao longo do tempo essa comunicação evoluiu, apontou que hoje as informações chegam através da televisão, rádio e internet está última encurtou a distância entre as pessoas tornando se o meio mais rápido para comunicação.

Abordando mais especificamente o assunto “Redes Sociais”, José Rodrigo lembrou que apesar de estar em um ambiente virtual, as pessoas não deixam de ter corpo e alma, apontou que o mau uso das redes pode influenciar em um vício, como por exemplo a dependência química. Em seguida apresentou alguns exemplos de mau uso da internet que tem se alastrado pela vida dos jovens:

– Compararem imagens e vídeos com a própria vida, causando ansiedade, tristeza e depressão
– Decepção e tristeza ao não conseguir acompanhar todas as atualizações de publicações
– Mal estar ao não receber curtidas, não ter seu publicação compartilhada ou até mesmo receber críticas nos comentários das publicações
– Deslikes
– Decepção ao ter poucos seguidores

Dando continuidade, falou sobre o que o Papa Bento XVI pediu: que se evangelize pelas redes sociais e que os padres façam um apostolado para que as pessoas não percam o foco da salvação, que é o céu. Indicou que há também o inverso, aquelas páginas e amizades que influenciam negativamente o comportamento e a mentalidade da juventude, levando até mesmo a perderem a fé.

E finalizou indicando que a meta dos donos dos sites de rede social é prenderem ao máximo a atenção das pessoas em seu ambiente, e que inclusive o vício já leva a existirem clínicas de terapia nos Estados Unidos, China e inclusive em São Paulo, no hospital das Clínicas.