Ofício de trevas, fiéis meditam as palavras de Jesus na Cruz

Na noite desta segunda, 15 de abril, a paróquia São Pedro e São Paulo celebrou Santa Missa seguida pelo Ofício de Trevas, presidida pelo vigário padre Rafael Santana e concelebrada pelo pároco padre Carlos Eduardo.

Os fiéis lotaram a igreja matriz para o rito que consiste em rezar setes salmos e contemplar as palavras de Jesus na Cruz, a igreja fica toda no escuro, tendo apenas as luzes das velas na Menorá, que é apagada a cada uma das setes oração.

O significado das palavras pronunciadas por Jesus na Cruz:

1. “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem”(Lc 23,34)
Padre Carlos falou de Jesus, o Justo, que é o intercessor eterno junto do Pai, a interceder por cada um. Ele ensina nessas palavras que é preciso praticar o seu mandamento, ser seu imitador e perdoar aqueles que lhe ofendem.

2. “Hoje estarás comigo no paraíso” (Lc 23,43)
Padre Rafael refletiu as palavras onde Jesus mostra o oceano da sua misericórdia infinita. Bastou que Dimas confiasse no coração misericordioso do Senhor para ter imediatamente abertas as portas do céu. Deus revela que a confiança, na sua misericórdia, amor, perdão, é a chave para abrir as portas do céu.

3. “Mulher, eis o teu filho; filho, eis a tua mãe” (Jo 19,26)
O pároco refletiu as palavras que foram dirigidas a Maria, mãe de Jesus e João o discípulo amado. Nessas palavras estão uma palavra de consolo para aquela que o gerou, cuidou e viu seus primeiros passos, e também uma missão a João: cuidar de sua mãe. Também estão contidos dois mandamentos, primeiro honrar pai e mãe, quando Jesus cuida de sua mãe ao entrega-la aos cuidados do discípulo, depois amarás ao próximo como a ti mesmo. “No discípulo amado está cada um de nós, temos uma mãe que intercede por nós.”

4. “Meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste?” (Mt 27,46)
Padre Rafael falou da quarta palavra de Jesus na Cruz. O próprio Deus que grita seu abandono responde aos questionamento que procuram Deus no sofrimento, na violência, na morte ao perguntar “onde está você no meu sofrimento, na violência que sofro, na morte de teus filhos e filhas”. O grito que brotou das profundezas da dor de Jesus na cruz continua ecoando. “Somos convidados a recordar os momentos que nos sentimos abandonados, e que passamos por momentos de solidão e colocar diante da Cruz de Jesus.” O grito de Jesus na Cruz não fica no vazio, mas aponta para a vida, sendo um convite a um compromisso solidário a recordar todas as pessoas que na vida passam por momentos de dificuldades e que foram abandonados.

5. “Tenho sede…” (Jn 19,28)
Diante do sofrimento que passou, Jesus ficou calado, exceto uma vez quando manifestou sua sede. Não foi só o sofrimento físico mas também espiritual. “Ainda hoje Jesus tem sede. Sede de nossas lamas, adoradores, pessoas que temem seu nome, que o adorem em espírito e verdade. Mas ao invés de dar água, o coração, suas vidas os homens dão vinagre azedo.” E o sacerdote deixou as reflexões: “Do que sentimos sede: de Deus ou do pecado? Quem pode saciar nossa sede? Estamos buscando saciar nossa sede nas águas vivas que Jesus oferece ou nas águas amagas desse mundo?”

6. “Tudo está consumado” (Jo 19,30)
“Nessas palavras de Jesus somos convidados a entregar toda a nossa vida, toda nossa história, a nossa casa, família, trabalho, sofrimentos, sonhos, decepções tudo o que temos e somos entregamos diante da Cruz de Jesus, para que nossa vida se consuma, diante da sua Cruz e de sua obra redentora e para possamos dizer como o apóstolo Paulo: se com eles nós morremos, com ele também viveremos” refletiu padre Rafael.

7. “Pai, em tuas mãos entrego meu espírito” (Lc 23,46)7.
E concluíndo, padre Carlos refletiu as últimas palavras de Nosso Senhor onde “entregando ao Pai o seu espírito Jesus venceu a morte, na ressurreição. O último inimigo que há de ser aniquilado é a morte.(1 Cor 15,26), Jesus precisou passar primeiro pela morte para que tivessemos a vida eterna.”

Semana Santa

Na terça-feira, a Semana Santa terá prosseguimento com Santa Missa às 20h seguida por confissões

Data: 16 de Abril de 2019
20h00 – Santa Missa seguida de confissões
Local: Matriz São Pedro e São Paulo
Rua Ernestina Vieira, 150, Jardim Leopoldina – Carapicuíba/SP