Semana Santa 2018: ‘S. Pedro e S. Paulo’ celebra domingo de Ramos

Foto: Larissa Alves - Pascom Pedro e Paulo

Iniciando a Semana Santa, no domingo 25 de março a ParóquiaSão Pedro e São Paulo celebrou três missas do Domingo de Ramos.

Presidida pelo pároco padre Carlos Eduardo, a missa iniciou no pátio da Igreja Matriz com a bênção dos ramos e em seguida todos saíram em procissão pelas ruas próximas, retornando, deu procedimento ao rito litúrgico.

Na homilia o padre disse que durante essa semana “Não vamos apenas recordar, simplesmente fazer uma memória do passado, mas vamos atualizar esses dias e viver em nossa vida, tomar posse da maior prova que Deus teve pela humanidade. Como São João nos diz: ‘Deus amou de tal modo o mundo, que enviou seu filho para que o mundo gosse salvo’. A maior prova de amor de Deus vamos viver nesses dias da Semana Santa”.

“Queremos iniciar essa Semana Santa com o espírito de oração, temor de Deus, respeito e adoração a Deus. Queremos entrar nas chagas de Jesus, seguir seus passos aqui na terra mas que não acabaram na cruz”.

O pároco refletiu que no domingo os ramos foram levantados, Jesus como nas profecias entrou em Jerusalém montado em um jumentinho, aclamado, mas alguns dias depois o despiram de suas vestes. Os que o aclamavam vão gritar ‘Crucifica-o, Crucifica-o’, e aqueles que o seguiam de perto quando entrou em Jerusalém irão o acompanhar de longe no drama de sua paixão, até mesmo os discípulos o abandonaram restando apenas Maria, sua mãe, João, o discípulo amado e algumas mulheres piedosas aos pés da cruz.

Padre Carlos disse que “O drama da paixão mostra muitas vezes o que é o drama da nossa vida de pecadores. Ao mesmo tempo que aclamamos, muitas vezes dizemos  ‘Crucifica-o, Crucifica-o'”.

E seguiu dizendo “Como vamos querer acompanhar Jesus nessa Semana Santa? Que eu não seja um católico do hosana nas alturas, quando tem que pedir graças a Deus, e que não seja um católico que diz ‘Crucifica-o, Crucifica-o’. Que eu seja aquele que o acompanha de perto”. E completou “Eu quero estar aos pés da cruz”.

“Jesus mostrou sua obediência, se esvaziou em Deus, deixou seu trono no céu e sofreu tudo o que sofreu pelos nossos pecados, misérias, fraquezas e inconstâncias. Jesus caiu três vezes para que pudessemos levantar várias vezes.”, disse o padre.

O pároco disse aos fiéis que é preciso se esvaziar do orgulho, da mentalidade mundana que diz como Lúcifer “Eu não servirei”

Por fim o pároco falou da entrega de Jesus  que não se poupou, derramou até a última gota de sangue e água por amor. E refletiu que “se Jesus não se poupou, porque nos poupamos tanto, somos tão mesquinhos, calculistas.”

Ainda no período da manhã também teve procissão Saindo da Comunidade Santa Luzia para a Comunidade São Francisco de Assis onde o Padre Aparecido celebrou a santa missa. A noite, novamente na igreja matriz de São Pedro e São Paulo, padre Carlos presidiu a celebração do domingo de Ramos, mas sem procissão.

Semana Santa
Seguindo com a programação da semana, na segunda-feira, 26, haverá missa às 19h30 seguida do Ofício de Trevas na Matriz São Pedro e São Paulo.

Por Doouglas Silva - Pascom Pedro e Paulo