Solenidade de S. José: ‘Cristãos Leigos e Leigas na construção da casa do Senhor, a exemplo de São José’

Foto: Douglas Silva - Pascom Pedro e Paulo

Na última segunda-feira, 19 de março, Solenidade de São José, Esposo da Bem-Aventurada Virgem Maria, o pároco padre Carlos Eduardo presidiu a Santa Missa na comunidade São José em honra a seu padroeiro e em ação de graças pelos 45 anos de sua fundação.

O sacerdote em sua homilia falou da promessa de Deus pelos profetas no antigo testamento que da descendência de David viria o Salvador.

“O Senhor prometeu a David através do profeta Natã que de sua descendência viria um rei, que foi Salomão, e esse construiria um templo para o Senhor. E o tema do nosso tríduo é justamente isso: ‘Cristãos Leigos e Leigas na construção da casa do Senhor, a exemplo de São José’. Salomão construiu um templo para Deus, mas o Senhor através da profecia falou também de um trono que será estável, o reino de Salomão caiu, mas Deus prometeu um rei o qual o seu cetro não seria mais tirado”, disse padre Carlos.

Completou dizendo que “o reinado da rainha da Inglaterra irá acabar, o reino de Salomão acabou, mas o Reino eterno, é o Reino do Messias, e esse Reino ninguém poderá tirar”.

“São José foi guardião desse mistério. Cuidar do Redentor, do Messias, zelar por  aquele o qual o trono seria estável, Jesus, o filho de Deus. São José vai dar uma descendência a Jesus, vai colaborar com os sonhos de Deus, um homem justo, casto, tão temente a Deus, colaborou no sonho de Deus, que por nos amar tanto, enviou seu único Filho para nos salvar.”

“O sonho de Deus se realizou quando criou o homem a sua imagem e semelhança, mas o homem a rompeu. Mesmo assim Deus não deixa de sonhar e irá restaurar o homem, restaurar o seu sonho para a humanidade. E Ele mandou o seu filho. É isso que estamos celebrando na quaresma, que iremos celebrar na Semana Santa”.

Refletiu também que neste ano do Laicato, o ano de todos nós fiéis leigos e leigas, batizados, todos são chamados a cuidar da família, trabalho, o esposo da esposa, o jovem dos estudos. Pelo batismo se é admitido como filho e filha, herdeiros das promessas de Deus, chamados a ser pedras vivas na Igreja.

O pároco rezou com a comunidade pedindo a intercessão de São José na construção de uma casa para Deus, e chamou todos a trabalhar pois a construção da “Casa de São José”, é um sonho de Deus, não foi invenção de um ser humano.

E finalizando disse que é preciso deixar-se ser instrumento de Deus a exemplo de São José. Não pensar que já está derrotado, é preciso sonhar os sonhos de Deus. Ter fé, olhar para os planos de Deus para nossa vida e fazer como a vontade do Senhor.

Logo após a missa houve a bênção do bolo e queima de fogos encerrando as comemorações.

O Tríduo

A festividade aconteceu de 15 a 19 de Março. A cada noite um padre celebrou na comunidade, dando uma benção especial, reunindo centenas de pessoas a cada Missa.

Por Pascom Pedro e Paulo