Pastoral dos Surdos promove primeiro Sarau

Foto: Graziele Andrade - Pascom Pedro e Paulo

No último domingo, 18 de setembro, a paróquia São Pedro e São Paulo em Carapicuíba sediou o 1º Sarau da Pastoral dos Surdos, uma tarde de inclusão, cultura e oração, por ocasião do Setembro Azul, campanha dedicada à pessoa surda.

O evento teve início com o Terço da Misericórdia, conduzido pelo diácono Cleyton Torres, e animado pelos membros da pastoral litúrgica da própria paróquia. Logo após, houve um momento de louvor em que todas as músicas eram traduzidas em libras.

Foram feitas apresentações de teatro, contracenado pela pastoral da São Pedro e São Paulo com o tema: “O resgate da história dos surdos” e “Cruz”, onde mostrou que por mais que as cruzes sejam pesadas, não deve-se tentar diminui-las para aliviar o peso, pois se cortarmos as nossas cruzes aqui na Terra talvez não alcançaremos a vida eterna, pois não haverá o alicerce completo.

O coordenador paroquial, Moisés Isaías, declarou “foi uma tarde de domingo abençoada com muita alegria e animação para nossa pastoral.”

A pastoral da paróquia Nossa Senhora de Fátima em Cotia, também apresentou o seu teatro com o tema “Atitudes Cotidianas”, incentivando a prestar atenção aos pequenos detalhes, citando como exemplos, conversas no meio da Santa Missa, atitude que não deve ser feita. Ter mais fé, não se desanimar no primeiro obstáculo, sempre buscando consolo na palavra de Deus. Ser como Cristo, ajudando sempre ao próximo, sendo solidário e carinhoso com os que mais precisam.

Sempre intercalados com momentos de louvores, aconteceu o Bingo da Amizade, onde todos os participantes demonstraram o que eram mais importantes para eles na amizade.

A pastoral dos surdos da paróquia Santa Cruz de Barueri também marcou presença, assim como alguns jovens de Itapevi, que apresentaram em Libras a música Noites traiçoeiras.

Ainda tiveram momento de brincadeiras, tais como: quem come pão mais rápido, passa bexiga, bolinha na colher e dança da cadeira. O evento contou com a participação do coordenador Diocesano da pastoral, Rafael.

Para encerrar o Sarua, o diácono Cleyton conduziu o momento de adoração ao Santíssimo Sacramento. E depois todos fizeram confraternização em um lanche comunitário.

Por Graziele Andrade - Pascom Pedro e Paulo