“Cristãos Leigos e leigas na Igreja e na sociedade” Doc 107 CNBB

Foto: Pascom Pedro e Paulo

Começo esse texto aproveitando-me do título do documento 107 da CNBB, que reflete à cerca da vocação do Laicato que foi estabelecido pela Igreja do Brasil em 2018, para se pensar sobre o papel do católico leigo dentro da Santa Igreja e salientar o quanto é fundamental a efetiva participação dos leigos na propagação do evangelho e na conversão das almas. Todos os anos o mês de agosto é dedicado às vocações, por isso a igreja nos convida a debruçar novamente sobre o tema da vocação do laicato e a discernir sobre qual o papel de cada católico, que pelos sacramentos e iluminado pelo Santo Espírito assume com mais clareza a consciência o seu papel dentro do Corpo Místico de Cristo. No batismo os leigos assumem o dom espiritual e a missão de ser o Sal da terra e a Luz do mundo, para que edifiquem o mundo em Cristo, através de seu sacerdócio batismal, fazendo do mundo seu altar e seu campo profético para que Cristo Jesus reine nos corações.

O Concílio Vaticano II, entre outras coisas, refletiu sobre a dignidade e a missão do católico leigo na Igreja. Pelo batismo, esses cristãos não simplesmente estão na Igreja, mas são Igreja de fato! Verdadeiramente membros do corpo místico de Cristo. Ao mesmo tempo que esse dom é uma Graça, torna-se também uma grande responsabilidade, já que tornando-se membro do corpo místico de Cristo, logo não há separação entre corpo e a cabeça, que é Cristo Jesus. Tão logo, devemos então nos elevar cada vez mais rumo a Cabeça que é Cristo Jesus, o que exige de nós uma conduta compatível e irrepreensível, de acordo com a vocação com a qual fomos chamados. (Ef 4, 1-10)

Os Bispos e Padres da Santa Igreja possuem o Dom, a missão e a vocação de trazer a nós nos altares dos nossos templos, Jesus Cristo Nosso Senhor, verdadeiramente presente na Eucaristia. Oh tão grandioso mistério! Oh tão grande graça que nem aos Anjos foi concedida! Mas que Deus concedeu a Homens que consagraram sua vida para amar e trazer a maior prova de amor aos altares. Quanto privilégio e generosidade por parte de Deus! Essa Santa generosidade Deus derrama não apenas sobre o Clero, mas também a todos nós, cristãos leigos: Que somos chamados a agir no mundo, para santificar o Mundo! O Papel do leigo é estar onde os padres não estão. A vocação do Leigo é ser Igreja, onde a Igreja muitas vezes não é aceita! Devemos nos alimentar da Palavra e desse Pão do Céu que em Cristo os sacerdotes nos trazem! E alimentados, nutridos dar ao mundo aquilo que lhes falta: Cristo Jesus!

Por isso, é fundamental que o leigo esteja ligado ao tronco da videira para permanecer fiel Àquele que primeiro nos amou. Só assim é possível dar bons frutos (Jo 15,1-5). Permanecer fiel significa obedecer, ter uma luta constante contra o pecado e um grande anseio pela Santidade. Os que são fiéis a Videira que é Cristo não pensam de outra maneira que não seja a maneira de Cristo. Por isso, a vocação do leigo é lutar contra toda investida do Demônio nesse mundo moderno. Citarei algumas delas: Destruição das famílias, divórcio, ideologia de Gênero, prostituição, adultério, pornográfica, preguiça espiritual, violência, relativismo moral e tantos outros pecados que são lançados pelo inimigo de Deus no mundo como um rio e Larva para perseguir e destruir a Santa Igreja. ( Ap 12, 10-15).

O Leigo então é a igreja presente onde nem sempre o evangelho é aceito e onde nem sempre os sacerdotes podem entrar. O Leigo vai ser igreja nas escolas, no trabalho de onde tira o sustento, deve visitar os encarcerados para que leve conversão e esperança. Sendo Igreja o leigo é aquele que vai vestir nu, dar comida ao faminto, banhar o sujo e cuidar do doente! O leigo deve estar nos poderes públicos legislando sempre a favor da vida e da dignidade humana! O Leigo é aquele profissional que sabe que antes de qualquer coisa, de qualquer carreira, de qualquer seguimento é primeiro Católico!

O Católico leigo é aquele que está presente na Igreja, em busca de sua própria conversão, atuando na Igreja nos mais diversos trabalhos, sejam eles de caridade, de liturgia, de formação, de serviços. É aquele que se nutre da palavra e da Eucaristia, que se cura através da confissão. O católico Leigo é aquele que após estando na Igreja para celebrar e viver a fé, vai ao mundo ser Igreja, está na sociedade, que está no mundo, que atua no mundo e não é mundano!

Que a Virgem Maria Santíssima, Rainha dos apóstolos seja intercessora e protetora de todas as vocações leigas, para que perseverem na caminhada e cresçam em santidade!

Por Antônio Cesar Mazucatto - Catequista de Iniciação Cristã de adultos, coordenador de catequese da Paróquia São Pedro e São Paulo e coordenador de catequese da Região Pastoral de Carapicuíba, Diocese de Osasco.