Matriz São Pedro e São Paulo

Endereço: Rua Ernestina Vieira, 150, Jardim Leopoldina, Carapicuíba/SP

História da Comunidade

No fim do ano foi feita a novena de Natal e Campanha de alimentos para os mais necessitados do bairro.
Em 13 de Janeiro de 1982 surgiu a ideia da formação de um centro comunitário no bairro, e posteriormente a comunidade Sagrado Coração de Jesus da Vila Menk doou o material para construção de um salão de madeira, sendo assim, providenciou-se a compra de um terreno situado na Rua Ernestina Vieira, 150.
No dia 28 de Fevereiro de 1982, inaugurou-se oficialmente a comunidade tendo como padroeiro o Apóstolo São Pedro. Neste dia foi celebrada pelo padre Carlos Tabeling a primeira missa campal no terreno onde seria instalada a comunidade São Pedro.
Na semana seguinte iniciou se a construção de um salão simples para abrigar as celebrações dominicais e os encontros de catequese.
Desde então a comunidade cresceu em participação e as famílias se colocaram a disposição para trabalhar.
Em 25 de Abril o padre Carlos Tabeling celebrou Santa Missa onde foi apresentado o primeiro conselho comunitário formado por Célia e Osvaldo, Raimundo e Silvia, Leninha e Sebastião, Helena e Antonio, José Barboza e Elza, e Maria Geralda.
Depois de muita oração e trabalho os fies que frequentavam o simples salão de madeira obtiveram a graça de realizar o 1º Batizado em 14 de Maio de 1983.
Em Agosto de 1983, se inicia os preparativos para a construção da nova igreja, onde já contava com 2 terrenos, sendo que em um deles já existia uma casa para o futuro caseiro. Com muito esforço e oração, construímos nossa igreja no terreno no Jardim Leopoldina, deixando de celebrar no salão de madeira.
Com a graça de Deus, os trabalhos pastorais ganharam mais força e participação do povo que começou a frequentar a nova igreja de São Pedro.
Com o passar dos anos o número de fiéis que participavam da comunidade aumentou, os bairros em volta cresceram e tornava se cada vez mais necessário um espaço maior para celebrar.
Em 2007, com a iniciativa do padre Ubirajara alimentou-se o sonho da construção de uma igreja maior para acolher toda a comunidade. Para tanto, passamos a celebrar e a realizar nossos trabalhos pastorais na Comunidade de São José, que como uma mãe nos acolheu durante 2 anos até a nossa nova casa ficar pronta.
Neste período, o então pároco padre Ubirajara, ao término da missa dominical, conversou com a assembleia sobre a ideia da mudança do nome da comunidade, onde acrescentaríamos o Apóstolo São Paulo, passando a chamar São Pedro e São Paulo. Foi comentado também possibilidade de no futuro sermos uma Paróquia.
No dia 20 de Janeiro de 2008 ás 08H00 no terreno da obra, celebramos a Missa da Benção da Pedra Fundamental da nova igreja São Pedro e São Paulo.
Ainda em construção, no dia 29 de Junho de 2008, o povo se concentrou no terreno da igreja São Pedro e São Paulo para sair em procissão para a Matriz de São Lucas Evangelista onde foi celebrada a Missa em Louvor a Deus por São Pedro e São Paulo.
No dia 25 de Janeiro de 2009, o povo celebrou em missa campal a conversão de São Paulo Apóstolo. Uma nova ocasião para colocar em oração a construção da nova Igreja de São Pedro e São Paulo.
Cerca de 2 anos depois, em 06 de Dezembro de 2009, celebrou-se a missa de ação de graças pelo retorno para nova igreja às 10h00 na Comunidade São José, presidida pelo padre Ubirajara.
A primeira Missa na nova igreja São Pedro e São Paulo foi celebrada no dia 08 de Dezembro de 2009 presidida pelo padre Ubirajara, concelebrada por padre Alex e padre Odair.
Os anos que se seguiram foram de muito trabalho. Foi construído o centro de pastoral para abrigar as turmas de catequese e formações em nossa comunidade.
E cerca de pouco mais de 2 anos depois, no dia 22 de Abril de 2012, após a celebração da Missa na comunidade São Pedro e São Paulo, o padre Ubirajara, anunciou a aprovação para a criação da Paróquia de São Pedro e São Paulo.
Toda a assembleia se encheu de alegria ao receber esta notícia que era tão esperada pelo povo que participa da comunidade a tantos anos, foi a realização do sonho daqueles que participaram dos primeiros passos da comunidade São Pedro e São Paulo. A alegria da notícia se tornou maior ao saber também que o primeiro pároco seria o Pe. Carlos Eduardo, recém chegado de Roma onde estudou para seu doutorado e que presidiu a semana santa na comunidade no mesmo ano.

O padre Ubirajara disse ainda que as comunidades que fariam parte da nova paróquia de São Pedro e São Paulo seriam:
– São Pedro e São Paulo;
– São José;
– Santa Luzia;
– São Francisco de Assis e;
– Nossa Senhora dos Anjos e São Gabriel.

São Pedro

São PedroPedro, que tinha como primeiro nome Simão, era natural de Betsaida, irmão do Apóstolo André. Pescador, foi chamado pelo próprio Jesus e, deixando tudo, seguiu ao Mestre, estando presente nos momentos mais importantes da vida do Senhor, que lhe deu o nome de Pedro. Em princípio, fraco na fé, chegou a negar Jesus durante o processo que culminaria em Sua morte por crucifixão. O próprio Senhor o confirmou na fé após Sua ressurreição (da qual o apóstolo foi testemunha), tornando-o intrépido pregador do Evangelho através da descida do Espírito Santo de Deus, no Dia de Pentecostes, o que o tornou líder da primeira comunidade. Pregou no Dia de Pentecostes e selou seu apostolado com o próprio sangue, pois foi martirizado em uma das perseguições aos cristãos, sendo crucificado de cabeça para baixo a seu próprio pedido, por não se julgar digno de morrer como seu Senhor, Jesus Cristo.

Escreveu duas Epístolas e, provavelmente, foi a fonte de informações para que São Marcos escrevesse seu Evangelho.

São Paulo

São PauloPaulo, cujo nome antes da conversão era Saulo ou Saul, era natural de Tarso. Recebeu educação esmerada “aos pés de Gamaliel”, um dos grandes mestres da Lei na época. Tornou-se fariseu zeloso, a ponto de perseguir e aprisionar os cristãos, sendo responsável pela morte de muitos deles.

Converteu-se à fé cristã no caminho de Damasco, quando o próprio Senhor Ressuscitado lhe apareceu e o chamou para o apostolado. Recebeu o batismo do Espírito Santo e preparou-se para o ministério. Tornou-se um grande missionário e doutrinador, fundando muitas comunidades. De perseguidor passou a perseguido, sofreu muito pela fé e foi coroado com o martírio, sofrendo morte por decapitação.

Escreveu treze Epístolas e ficou conhecido como o “Apóstolo dos gentios”.

Domingos
8h00 – Missa todos os Domingos
19h00 – Missa 1º e 3º Domingo e celebração no 2º e 4º Domingo

Quarta Feira – Missa Votiva de São José
20h00 – Missa toda Quarta-Feira

Sexta Feira
20h00 – 1ª Sexta-feira do mês
19h00 – as demais Sexta-Feira

2ª Terça-feira
20h00 – Adoração ao Santíssimo

Confissões

Após as missas de Quartas-feiras e Sextas-feiras às 20h00 na 2ª,3ª e 4ª sexta é após a missa da 19h00.
E toda sextas-feiras das 15h00 às 17h00.