“S. Pedro e S. Paulo” celebra o padroeiro dos trabalhadores, São José Operário

Foto: Pascom Pedro e Paulo

 

Na sexta-feira, 01 de Maio de 2020 – dia do trabalhador, a Paróquia São Pedro e São Paulo celebrou a Memória de São José Operário.

A noite iniciou com o vigário Pe. Dênis Mendes expondo o Santíssimo, pedindo a intercessão de Deus e Nossa Senhora por todos os enfermos graves que estão impedidos de receber os sacramentos da Igreja, devido a pandemia do coronavírus (COVID-19) e em seguida rezou o terço da Misericórdia por todas as intenções colocadas sobre o altar de Cristo.

Em sua homilia o Sacerdote exaltou a importância da busca pela sanificação através do trabalho assim como São José Operário “façamos de nossos serviços instrumentos para alcançar a perfeição, assim como Deus planejou”.

Neste dia em que a Igreja dedica a São José Operário, lembramos que à seu exemplo, todo o trabalho por mais simples que seja, desde que realizado com amor faz com que caminhemos em direção a santidade, em direção ao reino dos céus. Que tenhamos a presença de Jesus em nosso ambiente de trabalho como São José o tinha em sua oficina, divergindo do pensamento da sociedade contemporânea de rejeição da santificação através do trabalho.

Que nosso trabalho seja acima de tudo, seja uma forma sincera de dar graças a Deus assim como diz o salmo de hoje “Ó senhor, fazei dar frutos o labor de nossas mãos”.

São José Operário

Na história da Igreja,a data de hoje é marcada por inúmeros conflitos, e revoltas sociais, sendo cristianizada por mais de 200 mil pessoas na praça de São Pedro que gritavam: “Viva Crist trabalhador, vivam os trabalhadores, viva o Papa!”, sendo assim naquele ano de 1955 o Papa daria aos trabalhadores um modelo e protetor: São José o Operário.

São José, o protetor da Igreja, assumiu a responsabilidade de não desamparar nenhum trabalhador de fé, seja ele da indústria, do campo, autônomo, homem ou mulher, lembrando-os que ao seu lado sempre estão Jesus e Maria.

A Festa de São José Operário foi autorizada pelo Papa Pio XII, que em um maravilhoso parecer sobre a luz que se faz crescer das obras produzidas pelo homem afirmou: “Queremos reafirmar, em forma solene, a dignidade do trabalho a fim de que inspire a vida social, as leis da equitativa repartição de direitos e deveres.”

São José, que na Bíblia é reconhecido como um homem justo, é quem revela com sua vida que o Deus que trabalha sem cessar na santificação de Suas obras, é o mais desejoso de trabalhos santificados: “Seja qual for o vosso trabalho, fazei-o de boa vontade, como para o Senhor, e não para os homens, cientes de que recebereis do Senhor a herança como recompensa… O Senhor é Cristo” (Col 3,23-24).

Fonte: nossasagradafamilia.com.br/

Por Luciano Ferreira - Pascom Pedro e Paulo