“Sermão da Paixão” reúne milhares de pessoas

“A nossa sexta-feira da Paixão termina com muita alegria, pois Jesus é ressuscitado”, foram com essas palavras que o padre Ubirajara Vieira da paróquia São Lucas, definiu o evento. Mas lembrou ainda, a importância do silêncio até a Vigília Pascal.

Na noite da sexta-feira santa, 29 de março, a Procissão do Encontro e o Sermão da Paixão reuniram cerca de 20 mil pessoas em frente à matriz paroquial de São Pedro e São Paulo, na Vila Leopoldina.

Este ano aconteceram três procissões: uma saindo da Igreja Santa Rita, com a imagem do Bom Jesus dos Passos; outra da Igreja São Lucas, com o andor do Cristo Morto; e a terceira da Igreja Santa Luzia, com a imagem de Nossa Senhora das Dores.

No momento do encontro das imagens, milhares de fiéis aguardavam ansiosos e em clima de oração. O local, especialmente preparado, abrigou os sacerdotes que se revezaram durante o “Sermão”, citando as passagens bíblicas dos últimos passos de Jesus, as dores de Maria e do Cristo Morto.

Padre Edileis Araújo, da paróquia Santa Rita, convidou a todos para seguirem os passos de Jesus: “Olhem pra Jesus e o vejam como um ‘Cirineu’, e peça para que Ele lhe ajude a carregar a cruz”, ressaltou.

Padre Carlos Eduardo, da paróquia São Pedro e São Paulo, questionou à multidão acerca do que se tem levado para dentro das casas e dos corações: “Leve Maria para sua casa, pois junto vai Jesus”, lembrou.

O último “sermão” foi feito pelo padre Ubirajara de Melo: “Esta é a noite do encontro, mas também do abandono e dos desencontros”. Ao refletir sobre essas palavras, levou às pessoas a rezarem por todos aqueles que se encontram abandonados.

Consequentemente, pode-se notar o avivamento da fé e da esperança nas milhares de pessoas que se emocionaram durante o encontro pessoal com Cristo, manifestando conversão e fidelidade à Igreja Católica.

Por fim, padre Ubirajara destacou: “Aqui está a mãe, a primeira e a última é a filha”, ao referir-se as paróquias Santa Rita e São Pedro e S. Paulo, as quais já integraram a paróquia São Lucas.

 

Por Rômullo Dawid - Pascom Pedro e Paulo