Matrimônio

O sacramento do Matrimônio significa a união de Cristo com a Igreja. Confere aos esposos a graça de se amarem com o amor com que Cristo amou a sua Igreja; a graça do sacramento aperfeiçoa assim o amor humano dos esposos, dá firmeza à sua unidade indissolúvel e santifica-os no caminho da vida eterna. Uma vez que o Matrimônio estabelece os cônjuges num estado público de vida na Igreja, é conveniente que a sua celebração seja pública, integrada numa celebração litúrgica, perante o sacerdote (ou testemunha qualificada da Igreja), as testemunhas e a assembléia dos fiéis. A unidade, a indissolubilidade e a abertura à fecundidade são essenciais ao Matrimônio. A poligamia é incompatível com a unidade do Matrimônio; o divórcio separa o que Deus uniu; a recusa da fecundidade desvia a vida conjugal do seu dom mais excelente. O novo casamento dos divorciados, em vida do cônjuge legítimo, é contrário ao desígnio e à Lei de Deus ensinada por Cristo. Eles não ficam separados da Igreja, mas não têm acesso à comunhão eucarística. Viverão a sua vida cristã, sobretudo educando os filhos na fé.

O que você precisa saber parar marcar um Casamento

O matrimônio é, para nós da Igreja Católica Apostólica Romana, um Sacramento. Como tal é indossolúvel, pois é uma união estabelecida por Deus que nada pode separar. Neste sentido, um casal só pode querer este Sacramento de livre e espontânea vontade, por amor verdadeiro e no desejo de constituir uma familia cristã aberta para o dom de futuros filhos. Sem estas disposições ninguém deve se apresentar para pedir o casamento religioso.

A celebração do casamento é um ato de fé e não uma festa social. Como ato de fé deve ser praticado em espírito de oração e recolhimento. Em um casamento religioso a pompa e o luxo só desvirtuam o que está sendo celebrado. Quanto maior a sobriedade, maior a beleza da celebração.

Para marcar um Casamento é necessário apresentar documentação e seguir algumas recomendações.

Documentação necessária:

– Certidão de batismo atualizada para casamento: validade seis meses de atualização (se batizado);
– Comprovante de catequese de noivos;
– Comprovante de endereço (cópia daconta de água, luz telefone, etc)
– Original e cópia do RG;
– Menores de 21 anos deverão trazer os pais para assinar

Obs 1: Ao agendar o casamento exige-se 50% do valor da taxa.
Obs 2.: O prazo de entrega desta documentação é de 90 dias no máximo e no mínimo 60 dias.

Maiores informações entre em contato: (11) 4167-0264. De terça a sábado das 13h às 18h45.

Transferência

O processo deverá ser preenchido na paróquia onde reside um dos noivos, e entregue nesta Secretaria até 60 dias antes do casamento.

Taxa de casamento:

Nenhum sacramento é pago. As taxas dizem respeito aos gastos que a Paróquia tem com a papelada, funcionários, decoração e manutenção do edifício.
Em caso de desistência não será restituído o que já foi acertado.

Casamento com efeito Civil:

– Comparecer ao cartório 45 dias antes da data marcada para providencias referentes a documentação do casamento civil.
– Cinco dias antes retirar na Igreja a declaração com os dados do celebrante, levar ao cartória para retirar a pasta dos documentos. Trazer a pasta a Igreja na terça-feira na semana do casamento.
– O valor cobrado na Igreja não inclui as taxas ao cartório.
– As duas testemunhas do efeito civil deverão trazer no dia do casamento documento original com foto.
– Após o casamento os noivos tem o prazo de 30 dias para devolver ao cartório a pasta de documentos devidamente assinada por todos com cópias do RG das testemunhas.

Ensaio da cerimônia

Na segunda-feira que antecede o casamento, às 20h.

Dia do Casamento

O noivo deve trazer a certidão do casamento civil ou a habilitação matrimonial, tendo que estar na Igreja juntamente com os padrinhos 30 minutos antes do horário da cerimônia. A noiva com a pessoa que a conduzirá ao altar deverá chegar 10 minutos antes do horário estabelecido e aguardar para receber as orientações. Solicita-se o devido respeito dentro da Igreja e durante a Celebração.

Padrinhos

Ao escolher os padrinhos do casamento religioso, tenha bom senso, não escolhendo pessoas que possam causar-lhes constrangimentos em um dia tão especial. Por isto, os padrinhos deverão ser pessoas católicas, casadas na Igreja ou solteiras acima de 21 anos de idade.

PS: Constrangimento? Exemplo: padrinhos bêbados, padrinhos engraçadinhos que ficam com brincadeiras no presbitério padrinhos mal-educados, com pressa, que não gostam de Igreja, etc.

É permitido no máximo  4 casais de padrinhos para o noivo e 4 para a noiva, pois o espaço não comporta mais do que isso.

Obs. Constrangimentos? Exemplos: padrinhos bêbados, padrinhos engraçadinhos, que ficam com brincadeiras no presbitério, padrinhos mal-educados, com pressa, que não gostam de Igreja, que ficam tirando selfie, mascando chicletes, etc.

Estacionamento

Ele é amplo e pode etacionar carros dos padrinhos e convidados, sem dificuldades, pois são guardados pela mesma equipe de casamento.

Fotos, Vídeo e Música

– Na taxa do casamento, já inclui o uso da energia elétrica para fotos e filmagens, bem como, o som executado durante a cerimônia.
– Ficam por conta de cada casal os serviços de fotos e filmagens. Os fotógrafos e cinegrafistas devem comparecer no horário marcado, de roupa social. Devem ser instruídos para serem discretos nos movimentos e sobre o silêncio que devem fazer durante a celebração.
– As músicas devem ser combinadas com a “Equipe” da Paróquia. Só serão admitidas músicas orquestradas. Músicas cantadas só com canções religiosas, aprovadas.

– Equipe de música ou músicos de fora da Paróquia só com a aprovação do Pároco. A aparelhagem da Paróquia só aceita CD. O repertório deve ser passado antes para ser aprovado com antecedência.

PS: normalmente são 5 musicas: entrada do noivo e padrinhos(1), entrada das daminhas (2), entrada da noiva (3), durante a benção das alianças (fundo musical), nos cumprimentos(4), e na saída dos noivos (5).

Decoração

A decoração é feita por uma equipe da paróquia, que trabalha voluntariamente. Não aceitamos floricultura, nem decoradores.

– A decoração da Igreja respeita as normas litúrgicas e não a moda social. Sendo assim, não aceitamos nenhum tipo de intromissão da decoração, que obedece ao padrão de sobriedade e discrição do culto católico romano.
Cada casal tem a mesma e única decoração para aquele dia.
– É proibido levar qualquer arranjo floral de dentro da igreja após a cerimônia. Os arranjos são remanejados para as missas do domingo e da outra semana pela equipe de decoração.

Dama e Pajem

Pede-se que não sejam crianças muito pequenas, pois estas caem, choram, se atrapalham, destoando todo o clima causando desconforto para os próprios noivos, por isto só aceitamos crianças acima de 04 anos.

Roupas

Todos devem lembrar que o casamento religioso é realizado em uma Igreja e para este ambiente se exige roupas que se mantenham dentro do decoro. (roupa com decoro: comportada).

Roupa da noiva

Vestido – decoro, cor branca e seus matizes. Cuidado com vestido decotado ou tomara que caia, pois pode trazer constrangimento ao celebrante (padre ou ministro), aos padrinhos, familiares e convidados.
Noivas gestantes n
ão devem vestir-se de branco, pois o branco é símbolo de pureza. Devem usar vestido de outra cor.
Madrinhas
também precisam vestir-se comportadamente, afinal a celebração é feita dentro da Igreja onde é a Casa de Deus.

Assinatura da Ata
Feita no presbitério diante do celebrante.

Cumprimentos

– Os noivos se colocam em frente ao presbitério;
– Cumprimentam primeiro o pais da noiva, depois os pais de noivo;
– Os padrinhos de cada lado, alternando cumprimentam os noivos. Saem após os cumprimentos.
Obs. Está proibido na saída dos noivos jogar arroz ou pétalas. Isto é conveniente para o salão de festas e não na porta da Igreja, pois é lugar delimpeza e respeito.

Horários

Todo casamento dura aproximadamente 35 minutos, desde a entrada da noiva até a saída de todos.

“O atraso do início da cerimônia, por culpa dos noivos, de seus contratados, padrinhos ou pais, acarreta na redução dos 35 minutos estabelecidos”.

Legitimação

Matriz S. Pedro e S. Paulo: Toda 3º sexta-feira do mês às 19h.