Legião de Maria

“A Legião de Maria” é uma Associação de Católicos que, com a aprovação da Igreja e sob o poderoso comando de Maria Imaculada, Medianeira de Todas as Graças, (formosa como a lua, brilhante como o sol e, para Satanás e seus adeptos, terrível como um exército de batalha), se constituíram em Legião para servir na guerra, perpetuamente travada pela Igreja contra o mal que existe no mundo.

Finalidade

A Legião de Maria tem como fim a glória de Deus, por meio da santificação dos seus membros, pela oração e cooperação ativa, sob a direção da autoridade eclesiástica, na obra de Maria e da Igreja: o esmagamento da cabeça da serpente e a extensão do Reino do Cristo.

Espiritualidade

O Espírito da Legião é o próprio espírito de Maria, de quem os legionários se esforçarão de modo particular, por adquirir à profunda humildade, a obediência perfeita, a doçura angélica, a aplicação contínua à oração, a mortificação universal, a pureza perfeita, a paciência heróica, a sabedoria celeste, o amor corajoso e sacrificado a Deus e, acima de tudo, a sua fé, virtude que só ela praticou no mais alto grau, jamais igualado.

Tipos de Trabalhos

Visitas as famílias; orientar celebrações paralitúrgicas; orientar aulas de formação religiosa; visitar e cuidar dos deficientes, de doentes e idosos; rezar o terço nas capelas dos cemitérios; promover, em geral, Associações, Movimentos e Pastorais católicas; colaborar, mas iniciativas de caráter apostólico e missionário, realizadas pela paróquia, ajudando as pessoas a participarem da Igreja…

Tripé do Sistema Legionário

O sistema baseia-se num tripé: Reunião, Trabalho e Orações.

Reunião

Para quem não conhece a Legião, uma coisa que, à primeira vista, parece estranha para não dizer exagerada, é a obrigatoriedade da reunião semanal do Praesidium. Mais podemos afirmar que é a reunião que faz a Legião. É o coração onde jorra as veias e artérias o sangue que garante a vida.

Trabalho

A Legião de Maria não deseja que paire dúvida alguma de se seu objetivo fundamental é a santificação dos próprios legionários. Por isso, o cumprimento da obrigação do trabalho semanal, deve ser substancial, devendo constituir num serviço ativo, concreto designado pelo Praesidium, e não numa tarefa ditada pelo capricho individual.

Orações

As orações que compõem a Legião de Maria têm o valor próprio de cada uma delas e no seu conjunto e na ordem em quem são rezadas, elas espelham as idéias fundamentais da espiritualidade legionária. Sendo elas: A Invocação do Espírito Santo, a reza do rosário, o Magnificat, e as orações próprias da Legião.

Estrutura da Legião de Maria

A Legião de Maria está organizada por um grupo denominado “Praesidium”, que contém 10 a 15 membros. Estes membros estão divididos nas seguintes categorias: ativos (participam da reunião semanal e realizam um trabalho apostólico), auxiliares (elementar – que se comprometem a reza diária do rosário e das orações próprias da Legião e adjutores – que se comprometem a reza diária do rosário e das orações próprias da Legião, participam da Missa, comungam e reza um Ofício aprovado ela Igreja, diariamente), pretorianos (legionários ativos que se comprometem: a reza diária do rosário e das orações próprias da Legião; participar diariamente da Missa e Comungar; reza de um Ofício aprovado pela Igreja). Esses Praesidia são filiados a uma Curia, a Curia por sua vez é instalada numa região ou paróquia que tem vários Praesidia. As Curiae é filiadas a um Comitium. Os Comitia filiados a um Senatus. E os Senatus ao Concilium Legionis Mariae (Conselho da Legião de Maria),

Temos, na Legião, inúmeras palavras latinas:

– PRAESIDIUM [(S) SINGULAR] E PRAESIDIA [(P) PLURAL]: Designava, entre os romanos da Antiguidade, um grupo de soldados incumbido de uma determinada tarefa: era um destacamento da Legião Romana.
– CURIA (S) E CURIAE (P): Era uma das divisões do povo romano ou o local onde o senado se reunia.
– COMITIUM (S) E COMITIA (P): Era onde o povo se reunia para os comícios ou eleições, ou a própria reunião popular.
– SENATUS (S) SENATUS (P): Era a assembléia mais elevada do povo romano.
– CONCILIUM (S) E CONCILIA (P): Designava um Conselho ou assembléia deliberante. Na Legião de Maria sói existe um Conselho Central, em Dublin/Irlanda: Concilium Legionis Mariae (Conselho da Legião de Maria).

Horários

  • Legião de Maria Adulta São Francisco: Segunda 15h
  • Legião de Maria Adulta São Pedro e São Paulo: Quinta 15h
  • Legião de Maria Juvenil São Francisco: Domingo 10h
  • Legião de Maria Juvenil São Pedro e São Paulo: Sábado 15h
  • Legião de Maria Juvenil São José: Sábado 15h