Semana da Juventude da Região de Carapicuíba

Foto: Emerson - Pascom da Paróquia Santo Antônio

A Região Pastoral de Carapicuíba, formada por quatorze paróquias, com louvor, no mês de julho, realizou a Semana da Juventude, cujo tema foi “Maria, a Estrela da Evangelização”. Neste ano Mariano a Igreja volta-se para a figura de Nossa Senhora, Mãe de Jesus Cristo, meditando seu “Sim” a Deus, suas dores, suas virtudes, e consequentemente sua importância como àquela que nos trouxe a Salvação. Um tempo para celebrar, fazer memória e agradecer pelos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição no rio Paraíba do Sul, no Brasil. Não menos importante, comemoramos também o centenário da Aparição de Nossa Senhora em Fátima (Portugal).

Algumas paróquias preparam uma semana com os temas voltados à Mãe de Deus, com ensinamentos para os jovens, e todos aqueles que ali estavam, ao coração Imaculado de Nossa Senhora.

Mediante a um momento apologético às “relações de bolso”, onde o uso e o descarte das pessoas são acentuados, a objetivação do humano e a humanização das coisas, toda relação como algo remoto e instantâneo, muitas vezes guiados não pelo Espírito, mas sim, pelos prazeres carnais e seus impulsos; devemos voltar os olhos para a imagem de Nossa Senhora e aprendermos a amar verdadeiramente, sem interesses obscuros, mas somente na liberdade do amor.

São Luís Maria Grignion de Montfort nos diz que “foi por meio da Santíssima Virgem Maria que Jesus Cristo veio ao mundo, e é também por meio dela que Ele deve reinar no mundo”. Jesus Cristo nos presenteou com um de seus maiores dons, sua mãe. Já não mais órfãos, mas filhos que a proclamam como “Bem aventurada”. Maria com seu doce e suave toque, com sua pureza, nos ensina a sermos fiéis e firmes no “sim” a Deus. Ele não necessitando de ninguém para salvar os seus, em sua liberdade, quis nascer de uma mulher pura e simples.

Durante esse mês, nos encontros preparados pelas diversas paróquias, foi realizada a Santa Missa, a consagração a Nossa Senhora, a oração do Santo Terço, palestras formativas, pregações e com muita alegria louvores a Deus.

A celebração da Santa Missa de encerramento da Semana da Juventude Regional foi realizada no dia 30 de julho, na Paróquia Santo Antônio na Vila Caldas, presidida pelo o reverendíssimo Pe. Adilson Dias Rampaso – assessor regional do Setor da Juventude de Carapicuíba.


“O jovem Salomão vivenciou por meio de um sonho o encontro com Nosso Senhor. O Senhor volta-se para o jovem e lhe diz: podes pedir o que quiseres que eu lhe darei. Este, podendo pedir qualquer coisa a Deus, como riquezas e poderes, pediu Sabedoria para guiar tudo aquilo que a ele foi confiado. Também nós, impulsionados pela a ação do jovem Salomão, devemos pedir a Deus esta sabedoria para ser posta ao serviço do povo. Deixemos tudo para ir ao encontro do tesouro ‘Jesus Cristo’. Jovens que evangelizam Jovens”, encorajou o sacerdote.

Terminamos está semana da Juventude com louvor. Fomos agraciados com a apresentação de Mágica do Rev. Pe. Riomar Aristide da Silva, administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Graças e também com a bela pregação do Sem. Leonardo Loriato de Souza, estudante do 4 (quarto) ano de Teologia.

Hoje a Igreja nos convida, de modo particular os jovens, a voltarmo-nos para essa figura materna e aprender de suas forças a lutarmos na alegria e na dor, seguindo sua postura missionária.

“Ser vosso devoto, ó Virgem Santíssima, é uma arma de salvação que Deus dá, àqueles que quer Salvar” (S. João Damasceno).

Por Felipe Fleming Amorim - Pascom Paróquia Nossa Senhora das Graças