Papa Francisco, 2 anos de Pontificado

Foto: FanPage Comvocação

 

Numa postagem das redes sociais vi a foto de três Papas e as características de seus Pontificados: João Paulo II – a esperança; Bento XVI – a fé; e Francisco – a caridade.

O Papa é o Sucessor de Pedro. Jesus disse a este apóstolo: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. O apóstolo Pedro e seus sucessores tem o poder das chaves: ligar e desligar as coisas no céu e na terra (Mt 16, 18). Depois de sua Ressurreição, nosso Senhor, dará a este apostolo a primazia em apascentar o todo rebanho que é a Igreja (Jo 21, 1-19).

Desde S. Pedro, nossa Igreja Católica, mantem está sucessão Petrina nos garante a unidade da fé, moral e costumes. O Papa é chamado de Servo dos servos de Deus, sua missão é servir e buscar servir através da fidelidade ao deposito da fé e tudo aquilo que Jesus deixou à Igreja.

No dia 11 de fevereiro de 2013 o mundo acompanhava atônito o anúncio da renúncia de Papa Bento XVI, isto depois de séculos na história da Igreja. Logo após a renúncia, no dia 13 de março, depois de dois dias de conclave foi eleito o primeiro papa latino americano e jesuíta. O novo Papa era cardeal arcebispo de Buenos Aires, Argentina: Jorge Maria Bergoglio. Em sua primeiras palavras definiu-se como aquele que os cardeais buscaram do fim do mundo, e pediu que todos rezassem por ele.

Seu lema de Pontificado é: “Com misericórdia o elegeu” (Mt 9, 9). Nestes dois anos Papa Francisco marca a Igreja pela suas homilias, visitas apostólicas, busca de reforma da Cúria, e um chamado a toda Igreja para que seja missionária. Isto o faz em palavras, mas com o exemplo também.

Rezemos pela Igreja e por este Pontificado. Que o Papa confirme nossa fé e possa sempre servir a Jesus e ao rebanho, não temendo os lobos ferozes no mundo de hoje que buscam devorar a fé através de um relativismo e subjetivismo reinante.

S. Pedro, apóstolo rogai por nós!

 

Por Pe. Carlos Eduardo de Souza Roque