‘S. Pedro e S. Paulo’ celebra Vigília Pascal

Foto: Rômullo Dawid - Pascom Pedro e Paulo

Com as luzes apagadas, a igreja reunida espera a luz do Senhor, a boa nova da sua vitória sobre a morte. Com a bênção do fogo novo.

A Vigília Pascal foi celebrada pelo pároco padre Carlos Eduardo, neste Sábado de Aleluia, 04 de Abril, com a presença das comunidades São Pedro e São Paulo, Nossa Senhora dos Anjos e São Gabriel, e São José.

O rito da celebração é dividida na Benção do Fogo, a igreja fica toda vazia e pelo fogo novo a humanidade é restaurada, neste momento é acesso o Círio Pascal. Depois na Liturgia da Palavra, as leituras e salmos falavam:

Primeira leitura: Deus criou o homem sua imagem. Sedes fecundos e multiplicai vos!
Salmo: Quando tu senhor teu espírito envias, todo mundo renasce, é grande alegria.
Segunda leitura: Abraão, ele responde: aqui estou. Toma teu filho único Isaac e o oferece em holocausto sobre o monte que eu te indicar. Abencoarei a tornarei tão numerosa tua descendência
Salmo: guardai me o Deus pq em vos me refugio.
Terceira leitura: quanto a ti estende a vara sobre o mar e o divide.
Salmo: cantemos ao senhor que fez brilhar a sua glória

Neste momento canta-se o Glória, toca-se o sino, acendem as luzes!

Continua a liturgia da palavra, a leitura fala: Cristo ressuscitado dos mortos não morre mais. E no salmo declara-se: Aleluia, aleuia, aleluia, aleluia!

O padre proclama no Evangelho: Mas o sepulcro vazio esta. Ele ressuscitou, não está aqui! Em sua homilia o pároco recorda que “fechamos com chave de ouro a semana santa com essa noite santa, com a vigília pascal.” E lembrou que “Ele pede que saiamos do nosso sepulcro, da maldade, malícia, más paixões”.

IMG_7980

Ainda na Vigília aconteceu a Liturgia batismal, renovando as promessas. Na ocasião seis jovens receberam a Iniciação Cristã, recebendo o Batismo, Primeira Eucaristia e a confirmação do Crisma.

 

Por Caroline Souza - Pascom Pedro e Paulo