Quinta-feira Santa: ‘Eu vos dei o exemplo e vós também deveis lavar os pés um dos outros’

Foto: Márcia Oliveira - Pascom Pedro e Paulo

Na quinta-feira, dia 18 de abril, foi celebrada a Santa Missa de Lava-pés na Matriz da paróquia São Pedro e São Paulo, presidida pelo pároco padre Carlos Eduardo.

O sacerdote começou a homilia falando que “celebramos a missa da Ceia do Senhor, onde Jesus junto com seus apóstolos, antes da Páscoa, celebra a primeira eucaristia, a primeira Missa.” E continuou dizendo “Entramos na noite Santa do Tríduo Pascal e queremos acompanhar Jesus com fé, piedade, oração e devoção.”

O pároco lembrou que pela manhã toda a Igreja Católica celebrou a instituição do sacerdócio. E contou que “Em quinze anos como padre, vemos cada vez mais como é essencial o sacerdócio nesse mundo que se afasta de Deus, marcado pelas feridas, para consagrar o corpo e sangue de Jesus, abençoar, consolar e levar as almas para Deus e para o céu.” E pedindo o oração do povo disse: “Por isso rezem pelos padres, somos homens levando um tesouro em um vaso de argila, de barro.”

“Na noite em que Jesus foi entregue celebramos 2 entregas: quando foi entregue aos seus algozes em troca de 30 moedas e a entrega de Jesus na Santíssima Eucaristia”, disse o sacerdote.

Padre Carlos seguiu refletindo como está a entrega e a participação na Santa Missa, o zelo e o respeito e a preparação que deve se ter para receber a Eucaristia.

Lembrando a Última Ceia, a instituição da eucaristia, refletiu o Lava-pés um rito que exige de cada um compromisso. “Jesus se faz servo e escravo, nos dá esse mandamento de amor ‘Eu vos dei o exemplo e vós também deveis lavar os pés um dos outros'”.

Após a homilia o padre lavou e beijou os pés dos representantes dos Vicentinos das comunidades e Jovens do EJC.

Ao final da celebração os fiéis permaneceram em adoração até meia noite.

Semana Santa

Continuando a seguir os passos de Jesus na Sexta-feira Santa somos convidados a vivenciar os momentos de dor de Jesus até o calvário.

Data: 19 de Abril
Manhã: adoração nas comunidades até as 12h
9h: Via Sacra encenada, saindo da Com. N. Sra. dos Anjos e S. Gabriel (com interpretação em libras)
15h: Solene ação litúrgica e adoração da Cruz – em todas as comunidades
17h: Procissão do Encontro saindo da Santa Luzia
19h: Matriz – Sermão da Paixão – junto com as paróquias São Lucas e Santa Rita (com interpretação em libras)

Por Douglas Silva - Pascom Pedro e Paulo